Episódio 2 - A Goiabeira de Tia Miséria



Ep. 2 - Transcrição Acessível



A Goiabeira de Tia Miséria

Roteiro para Áudio Drama


Caroline Arcoverde

Caroline.arcoverde@gmail.com





INTRODUÇÃO

MÚSICA – ABERTURA BAÚ DE ACHADOS. (Na vinheta de abertura ouvimos a voz de crianças dizendo:Baú de achados, depois ouvimos suas risadas e uma música animada de fundo)



NARRADORA

Olá, pequena irmã! Olá, pequeno irmão!

Você acaba de abrir o Baú de Achados (Ouve-se o som de um baú abrindo e começa a tocar uma música animada de fundo). É aqui que a gente guarda as histórias e as criaturas fantásticas que dividem com a gente esse território mágico chamado América Latina. Se tem uma coisa que o nosso povo sabe fazer, é produzir encantamento. Então, prepare-se. No sopro do vento (ouve-se barulho de vento), nós vamos fazer uma viagem...

E hoje nós vamos aportar em.... Porto Rico!

(Fundo musical alegre. Música típica de Porto Rico).



CENA I


ESPERANÇA -

¡Ola,chicas y chicos! ¡Bienvenidos a Puerto Rico! Me alegro de que estemos juntos hoy. (Entra um fundo musical de dois compassos) Quero contar pra vocês a história da minha tia e de uma amizade improvável que ela fez. Eu sei porque eu estava lá, e eu vi! Num tempo de não sei quando, morava minha tia em uma casa pequena e muito simples. Era já uma velhinha, muito pobre, e vivia de esmolas. A não ser no verão, quando a maravilhosa goiabeira que tinha no quintal lhe dava umas frutas deliciosas, que ela vendia na feira.

Um dia, quando a goiabeira estava recheiadinha, um menino bateu na porta de sua casa.  


MENINO

Tiiiiiiia! (Som de batidas na porta e risos) Tia, o meu pai mandou dizer que a senhora juntasse bem muita goiaba, (ouve-se risos de outros meninos) uma cesta cheinha, e fosse deixar lá em casa.


TIA MISÉRIA

Ah! Que ótimo, pequeñito! Fico agradecida. Tome, leve esta goiaba, é a mais bonita e cheirosa que colhi hoje.


ESPERANÇA

(Continua fundo musical de dois compassos)

Tia Miséria não viu, quando na esquina o menino se juntou a outros que o esperavam (ouve-se os risos dos meninos). Foi depressa para o quintal, colher as goiabas. Depois de pegar as que estavam nos galhos mais baixos, com uma vara tirou as mais altas, e com muita dificuldade, recolheu as que caíram no chão, até encher o cesto (ouve-se o som das goiabas caindo no chão).


TIA MISÉRIA

Ay, que não reclamo, minha goiabeira, mas meus ossinhos e meus joelhos já não são mais os mesmos… (efeito sonoro de ossos estalando) ¡Ya, no pasa nada! Lá me vou, vender suas goiabas. 


CENA II


ESPERANÇA

Nem bem a porta se fechou (som de porta fechando), os meninos entraram no quintal, treparam na árvore e pegaram todas as goiabas que ainda restavam. Não deixaram nadinha para Tia Miséria. Eu sei porque eu estava lá, e eu vi!



MENINOS

(ouve-se sussurros e risadas dos meninos)

Vamos, vamos, antes que ela volte!


ESPERANÇA

Quando Tia Miséria chegou, foi direto para o quintal, se queixar à goiabeira.


TIA MISÉRIA

Você não acredita no que se passou, andei légua e légua com a cesta cheia de goiabas, quando cheguei à casa, Dom García me disse que não pediu nada… ¡Huy! Mas o quê… como… quem…?


ESPERANÇA

Quando entendeu o que tinha acontecido, chorou e chorou, de tristeza e desencanto.

Na manhã seguinte, uma tempestade desabou no povoado. 



Cena III

(Efeito sonoro de tempestade forte e som de batidas na porta)


TIA MISÉRIA

Pois não?


ESPERANÇA

Na porta de Tia Miséria, uma moça. Estava encharcada, cansada, com frio e com fome. 


TIA MISÉRIA 

¡Ay, mujer! ¿Qué pasa contigo? Entre, venha. Tome aqui um pano para se enxugar. 


ESPERANÇA

Tia Miséria trouxe água para beber e dividiu com ela a pouca comida que tinha. 


ANJO

Boa senhora, quem vê minha aparência não sabe, mas sou um anjo (efeito sonoro de brilho) e minha missão é encontrar corações puros. Pelo seu gesto, tem direito a um pedido. Não se acanhe, pode mandar. 


TIA MISÉRIA

Minha filha, eu já tenho mais de noventa anos. A vida todinha, de muito eu só tive o pouco, não preciso de nada não.


ESPERANÇA

Mas atinou para uma ideia, lembrando do acontecido no dia anterior.


TIA MISÉRIA

Mas um favor, a senhorita me faria? Encante a minha goiabeira. Quem quer que suba nela, só desce quando eu deixar, pode ser assim?


ANJO

Oxente, agora!

(Efeito sonoro de encantamento)


CENA IV


ESPERANÇA 

No verão seguinte, lá estava a goiabeira linda e carregada de novo (Som de Piano em notas crescentes). (Fundo musical de dois compassos) Outro menino aparece na casa de Tia Miséria, dizendo que o padeiro estava chamando pra dar a ela uma Mallorca, polvilhadinha de açúcar e tudo. 


TIA MISÉRIA

(desconfiada) E é?


MENINO 1

É.


TIA MISÉRIA

Uma Mallorca?


MENINO 1

Sim.


TIA MISÉRIA

Polvilhadinha com açúcar e tudo?


MENINO 1

E apois!


ESPERANÇA 

E Tia Miséria saiu, despreocupada. 


MENINO 1

Ei,pessoal,a barra tá limpa! 


MENINOS

(sussurros e risadas)

¡Vamos!


MENINO 1

Sebastian e Miguel ficam embaixo, Luis e eu subimos nas costas de vocês, tá bom?


MENINO 2

(Som de corda de violão arrebentando) ¡Ay,caramba, Santino! 


CENA V


ESPERANÇA 

(Continua o fundo musical de dois compassos)

Meio segundo depois de colocarem a mão na primeira goiaba, perceberam que estavam presos. Grudados. (efeito sonoro de zíper fechando) Coladinhos na árvore, todos quatro! Quando Tia Miséria veio voltar pra casa, já era de noite. Encontrou os quatro meninos, chorando e berrando.


(ouve-se os meninos chorando ao fundo)


MENINO 1 

Ô Tia... deixa eu descer, Tia. Eu não faço mais não, Tia!!


MENINO 2

Eu tô apertado! 


MENINO 3

Ai, tia, solta a gente antes que ele faça xixi na minha cabeça!


ESPERANÇA

Tia Miséria até que os libertou, mas não sem antes dar umas boas lambadas com o cipó da goiabeira!


TIA MISÉRIA


(Canta. Ao fundo ouve-se o som de pandeiro em ritmo de embolada)


Agora é no cipó de goiabeira

Pra maloqueiro tem cipó de goiabeira


Foge menino do cipó de goiabeira

Se não vai levar lapada do cipó de goiabeira



CENA VI


ESPERANÇA

(Volta o fundo musical de dois compassos)

Não demorou muito tempo, Tia Miséria recebeu nova visita. Uma figura esquisita, magra, espilongada, vestida de preto e com capuz, mesmo no verão!


MORTE

(Ao fundo ouve-se piano em notas decrescentes e tons graves)

Boa tarde, Tia Miséria. Sua hora chegou e eu venho levá-la agora.


TIA MISÉRIA

¡Dios mío! Mas que sem-cerimônia, nem se apresenta, vai direto ao assunto, nan. A senhora tá boa? Quer uma goiabinha? Olha, a senhora podia ter vindo me buscar no inverno, mas logo agora que a minha goiabeira tá tão bonita... Não dá pra esperar até acabar o verão? 


MORTE

Sinto muito, mas agora é agora, do verbo já.


TIA MISÉRIA

Então tá certo. Posso só pedir uma coisinha, por gentileza? A senhora pegaria aquela goiaba bem madurinha, lá naquele galho mais alto? Sou bajita, não alcanço… Eu bem sei que a estrada da gente será longa, e vamos a pé, não é mesmo? Vai ser bom levar um lanchinho. 


MORTE

Está bem, pra não dizer que eu sou ruim.


ESPERANÇA

Então a Morte, muito prestativa, subiu no galho mais alto (Efeito sonoro com violão) da goiabeira. Quando tocou a fruta, percebeu que estava presa.


MORTE 

¡Vaya! Por essa não esperava, mas que espertinha!


Cena VII


ESPERANÇA

(Volta o fundo musical de dois compassos)

E por mais que se sacudisse (efeito sonoro com pandeirola), não conseguia se soltar. Ficou lá, como um espantalho medonho. Eu sei porque eu estava lá. E eu vi.

Logo, logo, a comunidade inteira ficou sabendo do feito de Tia Miséria e ficaram todos felizes da vida, sabendo que nunca mais iriam morrer.

Mas conforme o tempo foi passando, os problemas foram aparecendo. Ninguém morria, mesmo que estivesse doente e sofrendo muito. Nunca mais ninguém comeu bacalaitos, porque não morriam mais peixes, nem nada. Não morriam nem ratos, nem baratas, nem pernilongos, nem pulgas, nem carrapatos.


VELHINHO

Tia, minha camarada, eu estou velho, doente e cansado. E francamente, de saco cheio. Eu quero partir. Como eu, muitos estão sofrendo, liberte a Morte.


ESPERANÇA

Tia Miséria entendeu como era grave a situação. Foi até a goiabeira e disse para a Morte.


TIA MISÉRIA

Querida, vamos fazer um trato? Eu te liberto e você me permite viver para sempre.


MORTE

Que escolha eu tenho, se já estou ficando com câimbra?

ESPERANÇA

Foi assim que a Miséria conseguiu viver pra sempre e andar para sempre no meio de nós, no mundo todo.

Nossa, só agora percebi que esqueci de me apresentar. Ando pelo mundo ao lado da minha tia Miséria, porque cresci brincando por entre as raízes da sua árvore bonita. Eu sou a Esperança.

 


VINHETA - CÉLIO, O HOMEM QUE CONHECEU AURÉLIO


VOZES DE CRIANÇAS

Célio, O Homem que conheceu Aurélio. (efeito sonoro de brilho)


CÉLIO 

  (fundo musical animado de dois compassos) Olá eu sou Célio, o homem que conheceu Aurélio, e mais uma vez estamos falando aos vivos através dessa gravação. Aos vivos e à Morte, por que não, já que ela foi vital nessa história. Nesse episódio você conheceu um pouco sobre Porto Rico através de uma narrativa espectral e escalafobética. E isso só foi possível graças a ela, a Esperança, que nos falou através de um complexo trabalho conjunto do seus sistemas nervoso, respiratório, digestivo e muscular. E você, você sabia?



VINHETA – VOCÊ, VOCÊ SABIA?

(Fundo musical alegre. Crianças cantando: Você, você sabia?)


CÉLIO

(fundo musical animado de dois compassos)

Você sabia que a história da Tia Miséria já viajou muitos mares e é difícil encontrar sua origem exata? Alguns dizem que ela veio de Portugal, e lá ela teria uma Pereira, não uma goiabeira. Alguns dizem que ela veio de Espanha. O fato é que ela fez morada em Porto Rico e você pode encontrar mais sobre ela no livro A Flor de Lirolay e Outros Contos da América Latina.



VINHETA – VOCÊ, VOCÊ SABIA

(Fundo musical alegre. Crianças cantando: Você, você sabia?)



CÉLIO

(fundo musical animado de dois compassos)

A história que você acabou de ouvir se passou na ilha caribenha de Porto Rico, que é um lugar interessantíssimo, porque, para começar, não é um país, nem um estado, nem uma colônia! Vou explicar despacito... O seu nome oficial é Estado Livre Associado de Porto Rico, e é parte do território dos Estados Unidos, mas não é um estado, mas também não tem um governante próprio. Entendeu? (Vozes de crianças: Não!) Ótimo porque eu também não. Lá também se fala Inglês, mas principalmente o Castelhano. Porto Rico tem muitas montanhas, cachoeiras e a floresta tropical de El Yunque. Mas agora vamos aos comerciais:


MÚSICA 

(fundo musical alegre em ritmo de Reggaeton)


NARRADOR

Visite Puerto Rico! Porto Rico é uma colônia explorada, ops, um território dos Estados Unidos e tem muitas coisas maravilhosas: praias, comidas, uma floresta tropical! Quem sabe você não encontra o grande astro Ricco Marvin comendo deliciosos tostones?

        MÚSICA 

                                        (fundo musical alegre em ritmo de Reggaeton)


CÉLIO

Vamos agora para o nosso quadro:



VINHETA – FATOS CURIOSOS QUE GERAM CURIOSIDADE

(fundo musical de alegre de dois compassos)


VOZES DE CRIANÇAS

(efeito sonoro com piano em notas crescentes)

Fato curioso número 1:


CÉLIO

Porto Rico não possui mamíferos terrestres nativos. Todos chegaram de outros lugares. Então, o seu cachorro pode ser um imigrante muito bem vindo por lá! 


VOZES DE CRIANÇAS

(efeito sonoro com piano em notas crescentes)

Fato Curioso número 2: 


CÉLIO

Porto Rico possui várias praias de areia azul. Este fenômeno é devido ao fato de que a areia tem uma grande quantidade de ferro.


VOZES DE CRIANÇAS

(efeito sonoro com piano em notas crescentes)

Fato curioso número 3: 


CÉLIO

O animal mascote, embora “não oficial”, do arquipélago é um sapo que chamam de Coquí. Deve o seu nome ao som agudo que emite especialmente à noite e que soa como (imita o som do sapo) “co” para afastar outros machos e (imita o som do sapo) “qui” para atrair as fêmeas. As duas coisas mais ouvidas em Porto Rico, o canto do Coquí e o reggaeton!



VINHETA – FILOLOGIA ANTES DO RANGO

(efeito sonoro de talher batendo em prato em ritmo de samba)


CÉLIO

No quadro, filologia antes do rango, vamos descobrir o que é a mallorca, que o menino inventou que o padeiro havia preparado para a Tia Miséria! É um tipo de pão levemente adocicado, macio, quente e polvilhado com açúcar de confeiteiro. Hmmm... será que já é hora do lanche?


VOZES DE CRIANÇAS

Célio, O Homem que conheceu Aurélio. (efeito sonoro de brilho)



MÚSICA DE ENCERRAMENTO

(Vozes cantando. Fundo musical alegre) 


Essas daqui são as histórias

Que eu trouxe para lhe contar

São todas da mais pura verdade

Você pode acreditar


Mas se houver aqui presente

Alguém que possa duvidar

Que venha aqui e conte outra 

Bem melhor no meu lugar

(risadas e gritos alegres)



NARRADORA

E por hoje é só. Espero que tenha sido uma ótima viagem a Porto Rico. No próximo episódio, para onde será que vamos? Humm, não posso contar, mas com certeza será um achado dentro desse baú.



CRIANÇA

A História acabou, o baú se fechou. Tchau!(efeito sonoro de baú fechando)




FIM.




FICHA TÉCNICA:


ELENCO:


NARRADORA: Débora Freitas

NARRADOR: Djaelton Quirino

CÉLIO: Tocha Ribeiro

PROPAGANDAS: Djaelton Quirino

VÍRGULAS INFANTIS: Maria Clara, Maria Aguiar, João Lucas, Noah, Ana Laura


PERSONAGENS: 


ESPERANÇA - Caroline Arcoverde TIA MISÉRIA - Jéssica Mendes MENINO 1 - Djaelton Quirino MENINO 2 - Tocha Ribeiro MENINO 3 - Jéssica Mendes ANJO - Jessika Bethânia MORTE - Éder Lopes VELHO - Alex Pessoa



Curiosidades do Baú - Porto Rico







Como a nossa vó já dizia, o importante é ser rico em saúde e feição. E lá em Porto Rico é desse jeito, muitas montanhas, cachoeiras e a floresta tropical de El Yunque. Uma lindura só! Seu território é formado pelas ilhas Vieques, Mona e Culebre.


E falando nisso, hermanita, tem um lugar que é puro brilho! As baías luminescentes. Lá existem microorganismos que conferem intensa luminosidade azul à água. À noite fica um luxo só! Além disso, Porto Rico possui várias praias de areia azul. Este fenômeno é devido ao fato de que a areia tem uma grande quantidade de ferro.


Getty Images / Nature Picture Library


Outra coisa bem peculiar, é que Porto Rico é que embora não seja um estado, é como se fosse a 51º unidade federativa dos Estados Unidos da América. Os porto-riquenhos possuem um governador, mas o presidente é o mesmo que ocupa a Casa Branca, nos Estados Unidos. Por isso é que lá também se fala Inglês, mas principalmente o Castelhano.


Uma das refeições mais feitas por lá é o arroz com gandules, que é um arroz cozido com guandu (um tipo de feijão) e guisado de porco. E pra acompanhar, rum (se você for maior de idade, claro!), já que Porto Rico é o maior produtor de rum do mundo.
Na sobremesa, vamos de mallorca, um tipo de pão levemente adocicado, macio, quente e polvilhado com açúcar de confeiteiro. Já fiquei com fome!!!



Arroz com gandules/Desconhecido



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ficha Técnica - Baú de Achados

Baú de Achados

Episódio 5 - O Cão e o Bode